alergias alimentaresAs alergias alimentares são muito comuns entre as pessoas, existem alguns alimentos em que as alergias ocorrem com mais freqüência.

Alergias alimentares não causam doenças

Alergias alimentares comprometem a saúde de muita gente, que ocorrem como má aceitação do corpo com o alimento ingerido, que apesar de não causar doenças, mostram alguns sintomas quando o corpo não aceita bem e que deve ser evitado.

Sintomas das alergias alimentares

Os sintomas das alergias alimentares variam de acordo com a intensidade da alergia, principalmente em relação à quantidade do alimento ingerido, podendo trazer formigamento nos lábios, dores abdominais, dificuldade respiratória e em alguns casos mais graves, os choques. Além do aparelho gastrointestinal, os sintomas podem atingir mais sistemas, o que é considerado muito grave, por isso deve-se ficar bem atento, pois a tendência dos sintomas é piorar progressivamente, com exposições subseqüentes.

Alergias alimentares mais comuns

Alguns alimentos são mais comuns para causar as alergias alimentares, saiba o porque disso:
Leite – Na maioria das vezes ocorre pelo leite de vaca e é mais comum em crianças, mas pode persistir na fase adulta.
Amendoim – Pode causar alergias mais graves, levando ao choque anafilático, onde devem ter cuidados médicos.
Ovo – É causada principalmente pela albumina, que é encontrada em grandes concentrações nos ovos. É mais rara em adultos.
Frutos do mar – Os frutos do mar podem causar crises gravíssimas de alergia. Quem possui essas alergias, devem evitar os frutos do mar, pois a reação pode se manifestar de forma imediata ou demorar até duas horas para começar a surgir os sintomas. O tratamento das alergias alimentares não tem muito segredo, a pessoa alérgica ao alimento deve bani-lo de seu cardápio e quando esse alimento é uma grande fonte de proteína, vitaminas ou minerais devem ser substituídos por outros alimentos que fornecem tais riquezas para o corpo e que não causem alergias alimentares.