alimentos funcionaisOs alimentos funcionais são capazes de trazer muitos benefícios ao corpo, conheça os principais alimentos funcionais.

Benefícios dos alimentos funcionais

Os alimentos funcionais são capazes de prevenir doenças, alem de muitos outros benefícios trazidos para o corpo. Os alimentos funcionais têm o poder de fortalecer o organismo com as substancias que eles possuem. Os alimentos funcionais agem no combate ou prevenções de doenças que o indivíduo possa um dia virem a sofrer. As cores dos alimentos estão associadas aos benefícios que eles possuem, por isso é só estar atento as cores dos alimentos funcionais.

Tipos de alimentos funcionais

As cores dos alimentos funcionais são de extrema importância e é o método mais fácil, para definir os tipos de alimentos:
Brancos – Fonte de cálcio e potássio, que contribuem na manutenção e formação de ossos e dentes, sistema nervoso e músculos. Exemplo: arroz, leite, queijos, banana.
Vermelhos – Estimula a circulação sanguínea e tem ação antioxidante, alem de prevenir o câncer de próstata. Exemplo: morango, tomate, melancia, caqui.
Amarelos e laranjas – Mantém o sistema nervoso saudável e previnem o câncer de mama, alem de possuir uma substancia que previne doenças cardíacas. Exemplo: Damasco, manga, mamão, abobora.
Roxos – Os alimentos dessa coloração são capazes de retardar o envelhecimento e neutralizar ações cancerígenas. Exemplo: uva, ameixa, beterraba, figo.
Verdes – Preveni tipos de cânceres e doenças do coração, alem de proteger pele e cabelos e inibir radicais livres. Exemplo: pimentão, salsão, vegetais, maçã verde.
Marrons – Previnem cânceres, doenças cardiovasculares, acabam com a ansiedade, depressão e melhorar a funcionalidade do intestino. Exemplo: Cereais, nozes, aveias, castanhas.

Alimentos funcionais fazem bem a saúde

Os alimentos funcionais são riquíssimos em diversos nutrientes que fazem muito bem a saúde, por isso não deixe de incluir esses alimentos nas dietas, pois alem de serem bom para o organismo, tendem a melhorar pele, cabelos e o fortalecimento das unhas. Esses são os benefícios dos alimentos funcionais.