Aplicativo para Declarar Imposto de Renda

Aplicativo para Declarar Imposto de Renda

Com a evolução da tecnologia hoje em dia o mercado em aplicativos para smartphone estão cada vez maior e dentre as novidades de nessa área temos um Aplicativo para Declarar Imposto de Renda no qual foi anunciado pela a Secretaria da Receita Federal o preenchimento e entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física(IRPF) por meios de aparelhos como tables e smartphones que possuam o sistema operacional Android e iOS(Apple), podendo ser baixado através do Google play e App store.

Para baixar o Aplicativo para Declarar Imposto de Renda na versão para iPhone e iPad,  basta fazer uma busca por “Receita Federal” e clicar no aplicativo “Pessoa Física”. Para fazer a declaração, clique, dentro do aplicativo, no ícone “m-IRPF”.

As pessoas que estão obrigadas a apresentar a declaração pessoas físicas, são as com que receberam tributáveis superiores a R$ 24.556,65 em 2012 (ano-base para a declaração do IR de 2013).


Dicas para utilizar o Aplicativo para Declarar Imposto de Renda

Vale lembrar que de acordo com a Receita Federal, não é qualquer tipo de contribuinte que vai poder declarar o imposto de renda por meio de um aparelho móvel. O programa tem algumas restrições que impedem o seu uso, por exemplo, por quem teve rendimento no exterior ou ganho com ações.

Ao entrar na opção “m-IRPF” do aplicativo da Receita Federal, o usuário é levado para o navegador do smartphone, onde é aberta uma página da Receita para iniciar o preenchimento da declaração.

Nela, o usuário deve colocar seu CPF e um código exibido na página. Na sequência, ele pode inserir seus dados, como fontes pagadoras e dependentes.


Confira algumas imagens Aplicativo para Declarar Imposto de Renda: