ataque cardíacoO ataque cardíaco é um problema que acontece principalmente com idosos, mas podem também acontecer com pessoas de qualquer idade.

O que fazer quando alguém sofrer um ataque cardíaco

O ataque cardíaco ou infarto agudo do miocárdio ocorre quando o coração não consegue receber a quantidade de oxigênio que ele realmente precisa. Com isso, existem algumas informações sobre o ataque cardíaco que todos devem saber, principalmente, caso alguém sofra desse ataque. Caso um dia, alguém sofra um ataque cardíaco, é necessário em primeiro lugar entrar em contato com os serviços de emergências, para que eles possam ir socorrer o paciente e dessa forma, evitar com que aconteça algo ainda mais grave.

Sintomas do ataque cardíaco

Os sintomas do ataque cardíaco são: queimações que podem ocorrer no peito, mandíbulas, braço, barriga ou ombro, falta de ar, palidez, suor, tontura, fraqueza e náuseas. Com isso, o ataque cardíaco pode começar em qualquer momento, tanto enquanto a pessoa está em plena atividade física, como até mesmo, quando estiver deitado, descansando.

Prevenção do ataque cardíaco

A prevenção do ataque cardíaco é de extrema importância, principalmente para as pessoas que possuem um quadro de ataques cardíacos na família. Por isso, para evitar o ataque cardíaco, tenha uma alimentação saudável, mantenha o peso ideal, não fume, mantenha a taxa de colesterol dentro dos níveis permitidos, diminua o consumo de sal, faça atividades físicas e caso precise tomar algum medicamento, tome nos horários corretos. Infelizmente, não há um tipo de tratamento do ataque cardíaco específico, apenas alguns tratamentos para tentar diminuir os sintomas do paciente para que não chegue à morte. Essas são formas de evitar o ataque cardíaco.