A Berinjela faz parte das hortaliças que oferecem uma série de benefícios para o organismo humano, sendo atuante no controle de doenças e ainda oferecendo uma série de benefícios para o nosso organismo, ajudando a combater doenças e principalmente regulando o funcionamento.

Levando em consideração a composição nutricional da berinjela, este pode ser considerado fonte de minerais e vitaminas. As análises feitas mostram que, em 100g de berinjela crua encontram-se, em quantidades consideráveis, os seguintes minerais: cobre, magnésio, zinco, potássio, cálcio, ferro e fósforo. As principais vitaminas encontradas são: vitamina A (retinol), vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina) e vitamina C (ácido ascórbico).

Além disso, a berinjela destaca-se por apresentar  uma grande quantidade de água,  essencial para manter o corpo hidratado e favorecer as reações químicas nas células corporais, uma significativa porcentagem de fibras, que auxilia no bom funcionamento do intestino e formação do bolo fecal; além de ser considerado um alimento que fornece poucas calorias, auxiliando no controle do peso.

Sem dúvida a Berinjela deve ser inserida em nossa alimentação, pois o seu consumo oferece propriedades que são essenciais para o bom funcionamento de nosso organismo.