Um dos alimentos benéficos a saúde mais ingeridos e requisitados pelas pessoas é o Mel. Que foi descoberto em épocas milenares. O mel é um produto natural que pode ser consumido in natura ou até mesmo de forma industrializada.  Além de ser super saboroso e ter propriedades como adoçante para alimentos, o mel também possui finalidades terapêuticas que são conhecidas pelos gregos e egípcios desde muito tempo. Suas propriedades variam de acordo com o tipo da alimentação do inseto produtor, sendo assim os meus de apicultores sendo os mais confiáveis e com maior qualidade.

O mel possui diversos benefícios para a saúde humana como, por exemplo, sendo um bom atuante em: gripes, resfriados, tosse, dor de garganta. Alguns estudos também comprovam com o mel é bom para algumas doenças do coração, do pulmão, da visão e até no tratamento de alguns tipos de anemia. Também propriedades como ação bactericida, anti-séptica, cicatrizante e também revigorante.

Entre os poderes medicinais do mel podemos citar também o que podem ser utilizados pelos cosméticos com propriedades adstringentes, suavizantes e antioxidantes que podem ser usadas em cremes corporais, xampus, condicionadores, sabonetes, máscaras para o rosto e muitos outros produtos. Entretanto quanto ao consumo do produto evite o excesso, pois o mel é rico em sacarose e carboidratos que em excesso fazem mal a saúde.