peixeO peixe é um alimento delicioso e pode trazer muitos benefícios para a saúde do ser humano. Conheça a seguir algumas informações sobre o peixe que pode ser um alimento bastante saudável.

Riqueza de nutrientes do peixe

O peixe é um alimento bastante rico em nutrientes e sais minerais como ferro, iodo, magnésio, cálcio, sódio, fósforo etc. e em vitaminas A, E, D, B2, B3, B12 e ácido fólico. Todos são fundamentais para o bom funcionamento do corpo. No animal também se encontram também proteínas em abundância, por serem mais bem absorvidas pela carne branca do que por carnes mais vermelhas.  Além disso, a gordura do peixe não prejudicial à saúde, e possui o complexo ômega-3, ácido graxo de grande importância para as atividades do cérebro e do coração. O seu consumo auxilia na diminuição dos triglicerídeos e colesterol e favorece a produção do “colesterol bom” (HDL).

Benefícios do peixe na alimentação

O peixe diminui a taxa de colesterol, atua nas células nervosas fornecendo nutrientes que ajudam as pessoas a não sofrerem com problemas de memória, alterações de humor e retardo na aprendizagem. Ele também atua no processo das inflamações, controle da pressão alta e diminuição da agregação de plaquetas, controla o apetite, contribuem para o processo de digestão e ainda é fonte de diversas vitaminas. Outro benefício que pode ser muito útil é que em mulheres grávidas, o peixe pode auxiliar no desenvolvimento cerebral do feto e evitar a depressão pós-parto.

Modos de preparo de um bom peixe

O peixe pode ser preparado frito, assado, grelhado ou cozido. O mais contra-indicado é o peixe frito, por mexer com óleo e gorduras que podem ser prejudiciais a saúde. De qualquer forma o peixe traz alguns de seus benefícios e é sempre muito bem indicado pelos médicos.