O Câncer é hoje uma das doenças que mais mata em todo o mundo isso porque quando em fases agravantes é degenerativo, ou seja, vai matando o paciente aos poucos, além disso, ele pode se espalhar por todo organismo levado a um quadro irreversível. Daí se dá a grande importância de realizar sempre os exames, mesmo que preventivos.

E o tipo de câncer mais comum é o Câncer de Mama, que tem atingido mulheres e mais mulheres, algumas em fases iniciais graças aos exames preventivos e outras em estágios mais avançados consequentemente por não realizarem os exames. Quando diagnosticado em sua fase inicial o tem se uma maior chance de combate a doença e ainda os impactos na paciente são menores.

A mulher deve se auto prevenir do Câncer de Mama através do exame de toque, que consiste em apalpar a mama para ver se e perceptível algum nódulo ou algo similar, pois o surgimento de um nódulo é o principal sintoma da doença, entretanto, após os 40 anos a mamografia deve ser periódica em todas as mulheres.

O Tratamento para Câncer de Mama é similar aos outros tipos da doença, sendo a quimioterapia; radioterapia; hormonoterapia (medicação que bloqueia a ação dos hormônios femininos) ou a remoção do nódulo por meio de intervenção cirúrgica.