candidíaseA candidíase é uma doença sexualmente transmissível que pode ser mais comum do que muitas pessoas imaginam, por isso saiba algumas informações da candidíase.

Causa da candidíase

A doença da candidíase é causada por um fungo conhecido como Candida Albicans, que ataca a pele humana. Sendo assim, existem três formas da candidíase que são: a candidíase oral, conhecida como sapinho que ocorre infecções na boca e não se trata de uma doença sexualmente transmissível, candidíase ocular que é em torno dos olhos e também na mucosa vaginal que é a candidíase vaginal. As cândidas são leveduras ovais, que se multiplicam através da gemulação.

Sintomas da candidíase

Os sintomas da candidíase variam dependendo do tipo da doença. Para a candidíase oral os sintomas são dor e vermelhidão da boca, podendo conter algumas machas na língua e nas bochechas. Já a candidíase nos órgãos genitais os sintomas são coceiras, vermelhidão e irritação da pele, secreções e inchaço. A causa da candidíase pode se manifestar por imunidade baixa ou também pode estar relacionada a algumas doenças como estresse, diabetes e lúpus.

Tratamento da candidíase

A candidíase pode afetar várias partes do corpo como a boca, que ocorre principalmente em crianças, nas mucosas genitais que se trata de um DST e raramente nos tecidos internos. O tratamento da candidíase é realizado com medicações endovenosas ou orais com antifúngico contendo caspofungina e anfotericina B, sendo esse o tratamento das infecções sistêmicas. Já para as infecções superficiais, deve ser aplicado antimicóticos como nistanina ou clotrimazol. Essas são informações da candidíase.