catarataA catarata apresenta-se como embaçamento visual progressivo que pode levar a cegueira ou visão subnormal.

O que causa catarata

A catarata se desenvolve principalmente durante o processo de envelhecimento, o que causa a catarata são os traumatismos oculares, genética de parentes portadores de catarata, diabetes e hipertensão arterial, alguns medicamentos e infecções oculares. Resumindo, a catarata é a opacificação do cristalino e suas principais causas são pelo envelhecimento, desordens no metabolismo, trauma ou hereditariedade.

Como prevenir a catarata

A catarata sem divide em dois tipos: congênita e adquirida. A catarata congênita é adquirida desde o nascimento, que podem ser causadas por infecções durante a gravidez ou até mesmo desordens metabólicas, para evitar é necessário fazer um pré-natal adequado, evitar contato com pessoas com doenças virais, alimentar-se de carnes bem passados, evitar contato com fezes de animais e procurar atendimento médico caso tenha alguma mudança durante a gravidez. Já para a prevenção da catarata adquirida as pessoas devem evitar trauma ocular, não realizar uso de medicamentos sem orientação, realizar o controle de doenças sistêmicas e procurar atendimento médico ao perceber alterações visuais. Essas são os métodos preventivos para catarata.

Como tratar a catarata

O único tratamento para catarata é feito cirurgicamente e quem decide quando deve ser feita a operação é o médico, dependendo da necessidade do paciente. As cirurgias para catarata têm em torno de 90% de eficácia. Por isso os meios de evitar a catarata acabam sendo muito importantes e devem ser seguidos por todas as pessoas para evitar o problema da catarata.