casamentoO casamento é uma cerimônia realizada em todo o mundo, porém há vários tipos diferentes de realizá-lo no qual compartilharemos.

Como funciona o casamento

A cerimônia de casamento é existente em praticamente todas as religiões e crenças, que tem a intenção de oficializar uma união de um casal perante a família e amigos, porém cada religião ou cada país possui uma cultura diferente, possuindo ritos próprios, símbolos, significados e intenções, que envolvem o celebrante, os noivos e os convidados presentes. Muitas vezes acontece dos noivos possuírem religiões diferentes, por isso é necessário entrar em um acordo para escolherem só um tipo de cerimônia de casamento.

Tipos de cerimônia de casamento

O casamento seja qual for a religião, possui todos a mesma intenção:
Casamento católico – é o mais usado no nosso país, onde os noivos devem se comprometer a assistência, fidelidade, amor, coabitação, cooperação e respeito. É realizado na igreja católica, que exige muitos documentos, porém não há gastos excessivos e seu principal símbolo são as alianças.
Casamento judaico – não pode acontecer em sábados ou em festas religiosas. É celebrada sob uma “Tenda de Davi”, que simboliza o novo lar que será construído pelo casal, que além de beber na mesma taça de vinho, no final o noivo a esmaga com o pé.
Casamento grego – famoso pela quebra de pratos enquanto dançam no término da cerimônia, jogam dinheiro e é farto de alimentos.
Casamento ortodoxo – é dividido pelo ofício de noivado e o ofício da coroação, onde o padre coloca uma coroa nos noivos que é feita de ouro ou prata ou folhas e flores.
Casamento evangélico – o casal tem mais liberdade em relação às musicas, homenagens e mesmo não existindo um juramento, eles firmam um compromisso.
Casamento muçulmano – não é considerado um sacramento e sim um acordo legal, onde cada um inclui suas condições, mas em alguns países a mulher pode ser forçada a casar.

Quando não possui casamento na religião

Há também pessoas que possuem certa religião, mas que não faz casamento, esse é o caso do espiritismo. O espiritismo não é considerado uma religião concreta e não possui ritos nem sacerdotes ou líderes religioso, por isso não pode haver cerimônia de casamento. Em muitos lugares as pessoas são livres para escolher a maneira que querem se casar, então àquelas que querem algo diferente, esse são os tipos de casamento.