Em épocas passadas estipulou-se a lei no Brasil de que todos os jovens quando atingissem a maior idade (18 anos) teriam que obrigatoriamente se apresentarem ao serviço do Exército Brasileiro, isso porque uma pátria sempre precisa ter a sua disposição os homens que em momentos de necessidade como guerras e ataques, bravamente defendam o seu país. E para sempre se ter homens capacitados, criou-se a necessidade de se alistar ao exército.

E nos dias de hoje pouquíssimos jovens desejam seguir a carreira militar através do exército e como vivemos em dias de completa mansidão entre as nações, já não é mais feito a seleção como antigamente, onde os jovens mesmo que contra a sua vontade eram obrigados a servir ao exército. Hoje vão para os campos de treinamento quase que totalmente que deseja.

No ano em que o jovem completa 18 anos, ele tem até o dia 31 de abril para se alistar no exército, que deve ser feita na Junta Militar de sua cidade. Serão marcadas as datas onde o jovem se apresentará e manifestará o seu desejo de servir ou não.