compulsão alimentarA compulsão alimentar ou transtorno da compulsão alimentar periódica é um problema que atinge muitas pessoas nos dias de hoje. Saiba mais sobre a compulsão alimentar.

O que é compulsão alimentar

A compulsão alimentar é caracterizada pela ingestão de grandes quantidades de alimentos em um pequeno período, que acompanha também a sensação de perda de controle sobre o que e a quantidade do que esta sendo consumido. Isso é avaliado como compulsão alimentar, quando ocorrer pelo menos dois dias por semana, em no mínimo seis meses seguidos, acompanhados por outros comportamentos diferentes do comum.

Sintomas da compulsão alimentar

Os sintomas da compulsão alimentar além da perda de controle no consumo da comida, tem também alguns sentimentos negativos como angústia, vergonha, nojo ou até mesmo culpa. Além disso, as pessoas que possuem compulsão alimentar ficam com auto-estima mais baixa, preocupam-se mais com a aparência de outras pessoas e podem até mesmo apresentar sintomas da depressão, transtorno da bipolaridade ou transtornos de ansiedade.

Tratamentos da compulsão alimentar

Os tratamentos da compulsão alimentar podem variar de acordo com cada caso. O tratamento mais usado é feito com antidepressivos, que inibem a recaptação da serotonina e que servem para tratar alguns transtornos como à ansiedade, por exemplo. A terapia cognitivo-comportamental também é bastante eficaz ao tratamento para a redução da compulsão alimentar e no desaparecimento dos sintomas que a doença causa. A terapia humanista é outro tipo de tratamento, porém não tem um desempenho tão eficaz, quanto aos outros tipos de tratamentos. Não deixe de procurar um médico se estiver com alguns desses sintomas, pois esse problema é mais fácil de ser tratado logo no início. Essas são informações da compulsão alimentar.