corantes artificiaisOs corantes artificiais são encontrados facilmente em vários tipos de alimentos, principalmente os industrializados e pode apresentar diversos riscos a saúde.

O que são corantes artificiais

Os corantes artificiais podem apresentar diversos riscos à saúde, quando são consumidos em excesso e com isso é necessário ter uma série de cuidados. Os corantes mais comuns de serem encontrados em alimentos são os naturais e os artificiais, sendo que os naturais não possuem restrições, diferentes dos artificiais. Os corantes artificiais são usados para dar cor aos alimentos, já que muitos desses alimentos perdem sua cor natural, durante o processo de industrialização, sendo assim, os corantes passam a dar vida a alguns alimentos, fazendo com que eles chamem mais atenção.

Alimentos que possuem corantes artificiais

Alguns dos alimentos que possuem corantes artificiais são: salgadinhos de pacotes, guloseimas em geral (balas, chicletes, etc), refrigerantes, bolos industrializados, sorvetes, sucos industrializados, iogurtes, shakes, entre outros. O consumo dos corantes artificiais em excesso pode interferir no processo metabólico do organismo, causar problemas respiratórios, desencadear alergias ou irritações no estômago e até mesmo prejudicar a pele.

Riscos com os corantes artificiais

Outros cuidados com os corantes artificiais é para as pessoas que possuem alergia a eles, pois devem retirá-los totalmente de seus cardápios, para não causar danos maiores e por isso, devem dar preferência aos corantes naturais. Os corantes naturais são derivados das plantas, animais e minerais, podendo causar até mesmo benefícios a saúde, apesar de possuir cheiros mais fortes. Evite ao máximo o consumo de corantes artificiais, para ter uma vida mais saudável, podendo substituí-lo pelo corante natural. Esses são alguns cuidados que devem ter com os corantes artificiais.