A qualificação pessoal e profissional é hoje o foco da maioria das pessoas. Vivemos em mundo totalmente globalizado e atualizado, e para isso é necessário um maior conhecimento sobre a carreira que é pretendida. E para isso a internet se tornou o principal local de busca para essa qualificação. E os cursos online grátis são os principais alvos.

Inúmeras instituições oferecem cursos online, de forma gratuita, como é o caso da Fundação Getúlio Vargas e o Senai. A área que é preferencialmente buscada é a administrativa, onde se pode encontrar cursos que criam e aprimoram conhecimento em: atendimento ao público, técnica de vendas, rotinas administrativas, técnicas financeiras entre outros. Para fazer um desses cursos basta se cadastrar em um dos sites que oferecem essa forma de ensino, gratuitamente.

Antes de se inscrever em um curso online, mesmo que seja gratuito, é necessário um mínimo conhecimento sobre a instituição, analisando há quanto tempo oferece essa forma de ensino e a credibilidade de seu material e sua informações. Entretanto o que realmente é necessário analisar é se o MEC (Ministério da Educação) reconhece a certificação do curso. Contudo está é uma forma econômica e acessível a quase todos os brasileiros.