As doenças alérgicas em geral são: Rinite; Asma; Gripes e Resfriados. São doenças que não são duradouras, entretanto, em sua maioria são crônicas, ou seja, não tem cura, mas tem tratamento. Pessoas que possuem tais doenças são vítimas de pequenas coisas como ácaros; poeiras e insetos. Pela incapacidade do organismo humano em reconhecer tais coisas, o corpo entra em crise.

Como foi dito ácaros; poeiras e insetos são os principais fatores que provocam uma crise alérgica, para tanto, é necessário que roupas de cama e de uso pessoal, bem como a casa e o quarto de quem possui tais doenças, devem estar devidamente higienizados. As pessoas devem ficar atentas também quanto a viagens e passeios em praias; fazendas e outros do tipo devido aos insetos, que são seres que podem nos levar a morte.

O tratamento para as doenças alérgicas é por meio de remédios, comprimidos e xaropes antialérgicos. Existem também muitas vacinas para tais doenças, entretanto é de conhecimento que após o uso de tal medicamento há muitos efeitos colaterais.