furúnculoO furúnculo é uma infecção na pele, causada pela inflamação dos folículos pilosos, que resulta numa acumulação de pus e tecidos mortos.

A causa do furúnculo

A causa do furúnculo pode ocorrer pelo uso de substâncias gordurosas na pele, pelo fumo do cigarro e também pelo uso contínuo de roupas justas. É causado por uma bactéria que penetra no folículo que causa uma infecção na pele. A complicação do furúnculo ocorre quando há uma ruptura da barreira de proteção, o que faz disseminar as bactérias.

Como tratar o furúnculo

O tratamento do furúnculo é fácil e pode ser feito pela própria pessoa. A região do furúnculo deve ser limpa pelo menos três vezes ao dia com uma solução desinfetante. A aplicação de compressas quente e úmidas de água com sal ajuda a expelir o furúnculo. Nunca esprema, nem fure e evite mexer no pus eliminado pelo furúnculo. Se não houver melhora com esses modos de tratar, deve ser procurado um médico para a receita de medicamentos.

Como prevenir o furúnculo

A medida de prevenção do furúnculo é só pra pessoas que apresentam furúnculos recorrentes, essas pessoas devem fazer limpeza de pele com substâncias anti-sépticas, lavagem frequente das mãos, uso de toalhas limpas, trocas frequentes de roupas de cama e roupas íntimas e higiene pessoa em geral que pode ser exposta a outras pessoas. O contato com o pus faz do furúnculo uma doença contagiosa, por isso deve se evitar esse contato e caso ele ocorra , deve lavar imediatamente a parte do corpo que teve o contado. Essas são algumas informações sobre o furúnculo.