gengiviteA gengivite é um mal muito comum entre as pessoas, porém pode ser evitado. Por isso, saiba mais informações sobre a gengivite.

O que é gengivite

A gengivite é uma inflamação na gengiva, que é mais comum do que as pessoas pensam. Sendo assim, a gengivite atinge muitas pessoas no mundo todo, principalmente nos países mais precários, pois essa inflamação ocorre pela falta de uma higienização adequada que a boca necessita. A causa da gengivite é pela irritação que é provocada pela placa bacteriana, tendo como principal efeito a alteração da coloração da gengiva.

Sintomas da gengivite

Os sintomas da gengivite além da alteração da cor da gengiva que passa a ser um vermelho muito intenso e sem brilho, há também maior sensibilidade na gengiva podendo ocorrer até mesmo sangramento. Quando a inflamação passa a ficar mais avançada, ela pode chegar a atingir o osso e então a doença passa a se chamar periodontite. Existem quatro tipos de gengivite, que são:
– Gengivite relacionada à placa bacteriana.
– Gengivite ulcerativa necrosante.
– Gengivite influenciada por hormônios.
– Gengivite influenciada por medicamentos.

Como evitar a gengivite

Os exames que confirmam a gengivite, normalmente são possíveis perceber a olho nu ou até mesmo através de uma sondagem para certificar a presença das bactérias. Para evitar a gengivite é necessário ter uma higienização bucal adequada, com o uso de fio dental e uma boa escovação após todas as refeições e para quem preferir fazer uma escovação com flúor de 15 em 15 dias para manter a boca mais saudável. Essas são dicas para evitar a gengivite.