A Hipertensão é hoje uma das doenças mais comum em todo o mundo e com um agravante, atinge pessoas de diversas idades, indiscriminadamente de crianças; adultos e idosos. Essa é uma doença grave e crônica, ou seja, não há cura na medicina humana para a hipertensão, o que há é apenas o controle. A Hipertensão é uma doença silenciosa e ao se manifestar, pode ter certeza que está em estágios avançados.

Quando a pessoa tem Sintomas da Hipertensão é que á muito tempo ela já possui tal doença, entretanto ela estava em seu estágio silencioso. Os sintomas da Hipertensão são dores na nuca; dor de cabeça; dormência de um dos lados do corpo, em geral o esquerdo e indisposição.

Quando em seu estágio mais controlável, que é quando a mínima não ultrapassa de 10, o tratamento indicado são as mudanças de hábitos, como principalmente a alimentação. Quando a pressão mínima ultrapassa o valor de 10 aí já se indica o uso de medicamentos para controle da taxa. Haja vista que se a pressão mínima se igualar a máxima a pessoa pode sofrer morte súbita fulminante.