dislexiaConfira todas as informações sobre a dislexia. Esse mal afeta cerca de 10% da população mundial e consiste em uma grande dificuldade de ler, escrever e soletrar. Além disso, a dislexia possui muito outros sinais e nós vamos mostrar tudo para você ficar por dentro do assunto.

Sintomas da dislexia

Os sintomas mais comuns apresentados por uma pessoa que sofre de dislexia são a dificuldade de ler, escrever e soletrar. Além disso, as pessoas podem apresentar sinais como alterações na memória, dificuldades com orientação direita-esquerda, dificuldades em matemática, confusão com relação às tarefas escolares, pobreza de vocabulário, entre outros.

Diagnóstico da dislexia

O diagnóstico é dado por uma equipe multidisciplinar com psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos. Quando o indivíduo tem dificuldade em decodificar símbolos, ler, escrever, compreender um texto, soletrar, reconhecer fonemas, exercer tarefas relacionadas à coordenação motora; e pelo hábito de trocar, inverter, omitir ou acrescentar letras/palavras ao escrever. Se você possui algumas dessas dificuldades, não custa nada procurar um especialista para poder te diagnosticar ou te tranqüilizar, mostrando que não é um problema e que tudo está dentro da normalidade.

O tratamento para dislexia

O tratamento para dislexia apenas diminui os problemas, já que esse mal não possui cura. Ele apenas auxilia o paciente quanto às suas limitações e permite uma melhora progressiva do paciente. Quando não tratada, a dislexia pode ser um grande problema, visto que muitos portadores da doença podem sofrer com problemas muito sérios relacionados a sérios relacionados à autoestima e socialização, devido ao sentimento de incapacidade por não conseguir realizar certas atividades com facilidade.