insôniaA insônia é a dificuldade de adormecer ou permanecer dormindo ao longo da noite e vem afetando muita gente além de causar outros sintomas, mas possui tratamento.

O que é a insônia

A insônia além de afetar o sono das pessoas, acaba afetando o humor, prejudica a capacidade de trabalho, da muita indisposição e pode atingir a saúde. Dormir mal nem sempre está relacionado à insônia, pode ser sintoma de algumas doenças. A insônia é um problema de saúde publica, por ter tido um grande aumento de pessoas atingidas nos últimos anos.

Causas da insônia

As principais causas da insônia são o stress, ansiedade, depressão, medicamentos, cafeína, nicotina, álcool, dores crônicas, problemas respiratórios, refluxo gastresofágico, maus hábitos de sono, pensar na insônia, envelhecimento. Por mais que existam outros fatores, essas são as principais causas da insônia. Resolvendo esses problemas provavelmente a insônia irá desaparecer.

Tratamento da insônia

Alguns pacientes com insônia não pode passar por um exame de polissonografia, pois a insônia pode significar um transtorno. Depois de estabelecido o motivo do distúrbio do sono pode se estabelecer o diagnóstico onde existe várias opções de tratamento da insônia, seja medicamentos, terapias e acompanhamento médico que é indispensável. Em relação aos medicamentos, devem ser escolhidos aos que não provocam dependência e que possam ser reduzidos ou retirados futuramente. Quando a insônia não for tratada, pode resultar em distúrbios da memória e concentração, ansiedade, depressão, irritabilidade, insatisfação, baixo rendimento profissional, prejuízo do convivo social e aumento de risco de acidentes. Por isso a insônia deve ser tratada.