intoxicação alimentarA intoxicação alimentar é uma reação causada pelo consumo de comidas ou até mesmo águas que estejam contaminadas, por isso, saibam como prevenir a intoxicação alimentar.

Causas da intoxicação alimentar

A causa da intoxicação alimentar é por causa de consumos ou líquidos contaminados por bactérias e em alguns casos podem ser contaminados também por alguns vírus. A intoxicação alimentar é muito comum nos dias do hoje e causa muito desconforto nas pessoas, porém esse problema gastrointestinal pode também ser facilmente evitado, tendo apenas que fazer alguns esforços. Esse tipo de problema, costuma ter melhoras progressivas dentro de dois dias, porém, existem casos mais graves de intoxicação alimentar, podendo levar até a morte.

Sintomas da intoxicação alimentar

Os sintomas da intoxicação alimentar são: náuseas, fraquezas, dores de cabeça, dores abdominais, cólicas, vômitos e diarréias, que em alguns casos podem conter sangue. O tratamento da intoxicação alimentar é feito com medicamentos que expulsam as bactérias ou vírus do organismo, por isso, nem sempre podem ser detectados as causas exatas dos sintomas apresentados. O diagnóstico da intoxicação alimentar pode ser feito através de exames de fezes, sangue ou até por uma amostra da comida consumida.

Como prevenir a intoxicação alimentar

A prevenção da intoxicação alimentar pode ser feita com pequenos hábitos de higiene que é feitos no dia a dia. Por isso, antes de comer ou preparar qualquer alimento, esteja com as mãos higienizadas. O local onde serão preparados os alimentos devem também estar totalmente limpo, para que não corra o risco de apresentar alguma bactéria. Legumes, verduras e frutas, devem ser bem lavadas antes de seu consumo. Carnes em geral, não devem conter odores fortes e devem ser bem cozidas. Essas são dicas para evitar intoxicação alimentar.