Durantes os últimos anos a ocorrência de casos de labirintite aumentaram consideravelmente. A labirintite que recebe esse nome popular da doença Labirintopatia, possui uma série de sintomas diferentes. Tudo o que recebe o sufixo ITE, significa a infecção de algo, como no caso da labirintite é a infecção do Labirinto, que é encontrado no interior do ouvido. A pessoa a qual possui a doença é caracterizada em geral com fortes tonteiras e ainda dor de cabeça.

Os sintomas são passageiros, porém recorrentes, e acontecem quando de alguma forma o Labirinto é abalado. Má formação bucal pode ocasionar em lesões no Labirinto provocando a doença, pois, com a má estruturação e posicionamento dos dentes pode ocorrer uma pressão do labirinto fazendo com que os sintomas sejam inevitáveis. A Labirintite pode ser ainda uma doença hereditária, tendo causas desconhecidas.

Os principais sintomas da Labirintite são crises de tonturas, enxaquecas, fortes dores de cabeça, fotofobia (quando a pessoa não consegue ficar em ambientes com fortes luzes, preferindo ambientes escuros) dor nos olhos; na nuca e nas costas também são frequentes, bem como dores no peito levando a pessoa a acreditar que sejam problemas cardíacos. Caso você possui alguns desses sintomas procure um Otorrinolaringologista, que é a pessoa especializada nessa aérea, pra lhe diagnosticar um tratamento adequado.