labirintiteA labirintite, também conhecida como neurolabirintite é uma inflamação do ouvido interno, sendo uma doença benigna e autolimitada que causa intensas vertigens.

O que é labirintite

O termo labirintite tem sido usada para designar qualquer doença do labirinto, que é uma inflamação do nervo auditivo, que na maioria das vezes é causada por uma infecção viral, mas que também pode vir através de uma infecção bacteriana que é mais grave. Antigamente a labirintite era conhecida por ser uma doença de pessoas mais velhas, mas agora pessoas de qualquer idade podem ter a doença do labirinto.

Sintomas da labirintite

O principal sintoma da labirintite é uma súbita e intensa vertigem, associada a náuseas, vômitos e desequilíbrio ao andar, que costumam ser tão fortes que o paciente chega a ficar acamado. Um sinal de vertigem é a presença do nistagmo: involuntários, rápidos e curtos movimento dos olhos, geralmente em direção lateral. As tonturas da labirintite apresentam períodos de melhora e piora ao longo dos dias, mas pioram sempre que há movimentos bruscos da cabeça. Pode causar perda auditiva e também é comum a presença de zumbidos.

Tratamento da labirintite

A labirintite é um quadro autolimitado que melhora sozinho com o tempo. Porém os sintomas costumam serem muito intensos incômodos e por vezes prolongados. Repouso e hidratação estão indicados para todos os casos. O uso de medicamentos para controlar os sintomas também está indicado, os mais usados são antieméticos que são contra enjôos, e anti-histamínicos. É recomendado muito repouso para pessoas com labirintite.