meditaçãoA meditação é uma ótima forma de beneficiar a saúde, além de ser relaxante e fácil de fazer.

O que é a meditação

A meditação é uma técnica de relaxamento criada no oriente, porém a medicina ocidental descobriu que além de relaxar a meditação tem muitos benefícios para a saúde. A palavra meditação origina do latim e significa voltar à atenção para dentro de si desligando-se do mundo exterior. O método da meditação pode ser feito de vários modos, porém com 20 minutos duas vezes ao dia, já é o suficiente para beneficiar a saúde.

Benefícios da meditação para a saúde

Os benefícios da meditação são muitos, depois de muitos estudos com pessoas que praticavam a técnica da meditação, foram diminuídas 49% das mortes por câncer, 30% das mortes por problemas cardiovasculares, 23% provocadas por doenças em geral, ou seja, pessoas que fazem meditação tendem a viver mais. Com a meditação o corpo descansa duas vezes mais do que uma noite de sono, de acordo com estudos realizados.

Benefícios da meditação

Os efeitos da meditação podem ser tanto físicos quanto psicológicos. As ondas alfa do cérebro aumentam e diminui o consumo de oxigênio que faz desacelerar os batimentos cardíacos, deste modo a meditação é eficaz para a diminuição do metabolismo, fazendo com que o organismo gaste menor quantidade de energia para funcionar. As doenças causadas por estresse acabam sendo evitadas também por causa dessa forma de relaxamento. A meditação também ajuda na prevenção e no combate da ansiedade, depressão, dor crônica, sintomas da TPM, insônia e ajuda pessoas a deixarem vícios como tabaco e álcool. Esses são os vários benefícios da meditação.