uso de sacolas plásticasO começo do ano vem trazendo algumas iniciativas muito boas para diminuir os problemas ambientais enfrentados e uma dessas iniciativas é por fim ao uso de sacolas plásticas para carregar as coisas. A partir do dia 25 de janeiro, estima-se que 80% dos empreendimentos abram mão do fornecimento de sacolas plásticas aos seus clientes.

O uso de sacolas plásticas

O problema causado pelo uso de sacolas plásticas é um dos maiores já vistos, uma vez que muitos reaproveitam esse objeto para depositar o lixo. Devemos considerar o fato de que cada sacola plástica demora cerca de 200 anos para se decompor e por isso pode ser um problema, já que elas são bastante utilizadas e a cada dia que passa um número muito grande de sacolas plásticas são lançadas ao meio ambiente prejudicando o bom funcionamento do planeta.

Impacto causado pelo uso de sacolas plásticas

As sacolas plásticas são também muitas vezes encontradas pertos de rios e mares e podem afetar os animais ali presentes, por ocupar o espaço que é exclusivamente deles. Além de demorarem um tempo muito longo para se decompor, ainda poluem muito por conta da grande quantidade que é produzida e utilizada pelas pessoas. O uso de sacolas plásticas prejudica de diversas maneiras o meio ambiente.

O fim do uso de sacolas plásticas

A partir do dia 25 de janeiro de 2012, segundo a Associação Paulista de Supermercados (APAS), cerca 80% dos empreendimentos devem desistir do fornecimento para o uso de sacolas plásticas. Elas devem ser substituídas por sacolas resistentes feitas de tecido para que sejam reutilizadas várias e várias vezes, colocando um fim no uso de sacolas plásticas que prejudicam o meio ambiente.