A Osteoporose é uma doença que ataca milhares de pessoas em todo o mundo, por ser assintomática, ou seja, sem sintomas é conhecida como Doença Silenciosa. É uma doença que como o próprio nome diz deixa os ossos porosos, que faz com que a estrutura óssea do paciente fique mais frágil, causando assim uma maior ocorrência de desequilíbrio e ainda maior facilidade para fraturas nos ossos.

Punhos, vértebras, costelas e colo do fêmur são os principais locais atingidos. Existem muitas medidas que podem ser preventivas, desde que aderidas desde a infância e adolescência. O controle da alimentação e principalmente a prática de atividade física é a maior auxiliadora para a prevenção e controle da osteoporose.

E o Pilates, como uma forma de prática física se torna um excelente auxiliar para o controle da osteoporose, porque estimulam o fortalecimento ósseo; propicia maior controle do equilíbrio. Não só o Pilates, como toda forma de exercício físico é ótimo para ajudar no combate a osteoporose, mas é claro que deve ser feita com moderação, pois já sabemos que as pessoas portadoras da osteoporose são mais frágeis.