otiteA otite é uma inflamação no ouvido que pode causar sérios danos a saúde, por isso conheça mais sobre essa doença e como funciona seu tratamento.

O que é otite

A otite é uma inflamação no ouvido médio, que se localiza em um espaço atrás da membrana timpânica, quando se trata de uma otite média. Já para a otite externa, é uma das tradicionais infecções de ouvido. Sendo assim, a otite média acaba sendo mais grave e é muito comum na infância, possuindo algumas condições agudas e crônicas, o que faz envolver inflamações da membrana timpânica e às vezes faz com que apareça fluidos no espaço atrás do tímpano.

Sintomas da otite

Os sintomas da otite são: febre, diminuição da audição, irritabilidade, perda de apetite, desconforto, secreção no ouvido, choro constante, quando ocorre nos bebês, vômitos e diarréias quando ocorre em crianças, pode também haver presença de pus na região externa do ouvido. O diagnóstico da otite é feito através do exame com o otoscópio, além disso, normalmente a região encontra-se avermelhada por causa da inflamação.

Como tratar a otite

A otite pode ocorrer após uma simples gripe ou resfriado, pois depois de alguns dias de nariz obstruído, o ouvido também se envolve. A causa da otite média ocorre quando as bactérias presentes na boca e na garganta migram para a tuba auditiva. O tratamento da otite é feito através de medicações como antibióticos e analgésicos. Se mesmo com a medicação, permanecer líquido no ouvi, será necessário um procedimento cirúrgico, onde é feita uma incisão, para retirar o líquido acumulado, pois se não for tratado pode levar a surdez. Essas são informações sobre a otite.