O abacaxi é uma fruta que possui um grande consumo em todo o Brasil. Em algumas regiões tem alteração no nome da fruta que pode ser chamada de Ananás ou Abacaxi, mas é a mesma fruta. O Abacaxi como conhecido pela maioria das pessoas, é uma fruta ácida, mas também por sinal muito gostosa. E existem diversas formas de consumir o abacaxi, sendo in natura a preferencial.

O Abacaxi é uma fruta que oferece inúmeros benefícios ao organismo humano e ainda auxilia na digestão, combate a prisão do ventre, germicida, oxidante forte, desobstrutivo do fígado, combate a icterícia, combate a artrite, combate o inchaço, combate a difteria, bom contra as complicações da garganta, bronquite e arteriosclerose, inclusive colabora a dissolver coágulos no sangue, reduzir inflamações e acelera a cicatrização dos tecidos.
O suco do abacaxi é depurativo para o sangue, consequentemente eliminando várias doenças. Por conter uma enzima chamada bromelina, o abacaxi é um amaciador natural da carne vermelha e de aves. O sumo do abacaxi tem funções hepáticas, favorece a digestão é diurético e elimina vermes, também no combate a febres intestinais, enfermidades da bexiga, da próstata e da uretra, reumatismo, elimina cálculos renais e auxilia na função da vesícula.