O Vôlei é um dos esportes mais praticados em todo o mundo e muito além de ser um esporte profissional, o vôlei é um esporte que é praticado em forma de recreação, pois estimula o trabalho em equipe e ainda é favorável para a saúde humana, pois ajuda a trabalhar diversas partes físicas de nosso corpo, bem como o trabalho mental é incessante durante uma partida de vôlei.

Separamos algumas Regras Básicas do Vôlei para você. Aqui você poderá aprender como se compõe uma equipe de vôlei, o posicionamento na quadra, a duração e funcionamento das partidas e ainda qual a meta e objetivo do jogo, confira:

Composição das equipes

É constituída de no máximo 12 jogadores, um técnico, um assistente técnico, um preparador físico e um médico.

Um dos jogadores é o capitão da equipe e como tal deve ser indicado na súmula do jogo.

Nas competições mundiais da FIVB o médico deve ser credenciado pela FUVB.

Cada jogador tem a opção de registrar, entre seus jogadores, um jogador especializado em defesa “Libero”.

Somente os jogadores registrados na súmula podem entrar na quadra e participar do jogo. Após o capitão da equipe e o técnico terem assinado a súmula, o registro dos jogadores não pode mais ser mudado.

Durante o jogo

O capitão da equipe desempenha suas funções de capitão enquanto permanece na quadra. Quando substituído, deve ser designado pelo técnico ou pelo próprio capitão, um jogador que desempenha as funções de capitão da equipe.

Este capitão será responsável pela equipe: até que seja substituído, o capitão retorne á quadra ou o sete termine.

Quando a bola estiver fora de jogo somente o capitão da equipe está autorizado a se dirigir aos árbitros para: solicitar explicações na aplicação ou interpretação das regras e submeter aos árbitros os pedidos e perguntas de seus colegas de equipe. Caso a explicação não o satisfaça, ele deve, imediatamente, comunicar ao primeiro árbitro que se reserva o direito de ter o seu desacordo registrado na súmula como protesto oficial ao final do jogo.

Pedir autorização para : trocar de uniforme, verificar as posições das equipes, verificar o piso, rede, bola, etc.

Conseqüências de uma falta

A conseqüência de uma falta é a perda de rally. O adversário da equipe que cometeu a falta ganha o rally com uma das seguintes consequência. Se a equipe adversária efetuou o saque, esta marca um ponto e continua a sacar;

Para vencer um jogo

Um jogo é ganho pela equipe que vencer três sets.

Caso haja empate 2-2 em sets, um set decisivo (5º) é jogado em 15 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos. Uma rede é instalada verticalmente sobre o eixo da linha central. A altura da rede deve ser de 2,43 metros para equipes masculinas e de 2,24 metros para equipes femininas.

Esta altura é medida no centro da quadra de jogo. As duas extremidades da rede (acima das linhas laterais) devem estar na mesma altura e não podem exceder a altura regularmente em mais de 2 metros.

No final do jogo (o capitão da equipe)

Agradece aos árbitros e assina a súmula para ratificar o resultado;

Confirma, registrando na súmula, algum desacordo expressado previamente por ele (pelo seu substituto no jogo) ao primeiro árbitro.