As saias são peças de roupas que fazem e já fizeram bastante parte do guarda-roupa feminino. Nos dias de hoje algumas mulheres preferem não usar saias, devido à grande socialização dos vestidos, as saias perderam um pouco seu lugar. Muitas pessoas associam o uso de saias, principalmente as longas, as pessoas que são ligadas a religião evangélica, mas isso é um paradigma, pois atualmente a maioria das igrejas evangélicas não cobram mais o uso de longas saias.

Quando as mulheres optam pelo uso das saias longas, desistem porque se veem perdidas por não saberem como usar adequadamente. Não há segredo para o uso da saia, o que acontece é que uma saia longa não fica bem em qualquer circunstância e ainda não são todos os lugares que são adequados para usá-las.

Para se usar uma saia longa é preciso estar atenta principalmente a sua altura, porque se você for baixa aparentará ser ainda menor. Mas se você possui uma estatura média pode associá-la a sapatos de salto, que por sinal sempre devem acompanhar as saias longas, a não ser pelas mulheres bem altas. Saias longas de cintura alta ficam ótimas e são ainda mais fáceis de compor um look.