torcicoloO torcicolo é muito comum nos dias de hoje, mas causa muito desconforto nas pessoas, por isso, saiba como tratar o torcicolo.

Causas do torcicolo

O torcicolo é uma contração causada nos músculos do pescoço, fazendo com que a cabeça fique inclinada para um dos lados, evitando que ela se movimente para o lado oposto. Sendo assim, o torcicolo pode ser muito doloroso em alguns casos ou até mesmo indolor, o que acaba dependendo muito da causa do torcicolo.

Tipos de torcicolo

A classificação do torcicolo é relacionada as causas do problema que podem ser:
Torcicolo congênito é causado unilateral do músculo, que leva seu encurtamento permanente.
Torcicolo dermatogênio é a limitação de movimento do pescoço produzida por lesão extensa da pele da região.
Torcicolo intermitente trata-se da rigidez do pescoço devida à hipertonicidade dos músculos cervicais, podendo ser causada por tensão emocional, sobrecarga física, trauma por deslocamento súbito, permanência na mesma posição por períodos prolongados.
Torcicolo labiríntico é a rotação da cabeça como compensação de desequilíbrio do corpo por disfunção do labirinto, órgão do equilíbrio localizado no ouvido interno.
Torcicolo ocular surge por paralisia de músculos extra-oculares.
Torcicolo reumático é causado por doenças reumatologias afetando os músculos do pescoço.
Torcicolo espúrio são causados por fraturas ou degenerações nas vértebras cervicais.

Tratamento do torcicolo

Dentre os tipos de tratamento do torcicolo podem ser usados acupuntura, massagens, antiinflamatórios não esteróides, medicamentos relaxantes musculares ou até mesmo calmantes. Em casos mais graves podem ser feitas cirurgias ou até mesmo outros tipos de tratamentos quando afetam outras áreas do corpo. Essas são informações sobre o torcicolo.