urticáriaA urticária é uma reação alergia que pode causar vários tipos de lesões pela pele, além de causar muito incomodo nas pessoas.

Classificação da urticária

Os tipos de urticária podem ser classificados em duas formas, que são as urticárias agudas e as urticárias crônicas. As agudas possuem até 30 dias de manifestação, já as crônicas, podem ter até mais de seis semanas de duração. As causas da urticária podem ser por vários motivos sendo eles: picadas de insetos, alguns alimentos, problemas emocionais, pólen de plantas, temperatura ou pressão do ambiente, inseticidas, inalantes, poeira, verminose, remédios, doenças sistêmicas e infecções.

Sintomas da urticária

Os sintomas da urticária podem ser vistos a olho nu, por isso é fácil diagnosticar a urticária. O aparecimento de manchas avermelhadas e elevadas na pele, que possuem formatos irregulares e podem estar tanto isoladas, quanto em grupo são os principais sintomas da urticária. Além disso, o centro das manchas são mais claro e geralmente há muita coceira e ardência nas manchas.

Tratamentos da urticária

O tratamento da urticária é feito principalmente com medicamentos anti-histamínicos, que devem ser usados apenas com a prescrição médica. Existem outras formas de aliviar os sintomas da urticária, como por exemplo, as loções ou pomadas com canfora e mentol, que aliviam as coceiras. Se houver inchaços, os tratamentos devem se iniciar o mais breve possível. Além disso, é de extrema importância descobrir o que causou a alergia, para evitar que a urticária volte a aparecer, sendo assim, a prevenção da urticária depende do problema que a causa. Essas são dicas de como tratar a urticária.